O Senhor dos Anéis: A sociedade do anel

Autor: J.R.R.Tolkien
Editora: Harper Collins 
Publicado em 2019 
N°de páginas: 576


O Senhor dos Anéis é uma obra composta por três volumes. O primeiro é entitulado A Sociedade do Anel, o segundo As Duas Torres e o terceiro O Retorno do Rei. Li A Sociedade do Anel anos atrás (ed. Martins Fontes) e, como eu não tinha feito resumo nem resenha, teria que reler. Aproveitei ter ganho ele pelo Audible para ouvir, uma nova experiência.

Por mais que falemos ser diferente do filme, claro, afinal é uma adaptação e não tem como colocar tudo que tem no livro... Tolkien é bastante descritivo. Há quem sequer consiga ler seus livros por ele não querer que você imagine o mundo que ele criou, mas que você veja o que ele viu. Então, ele em muito se utiliza da descrição. Quem não tem o hábito pode achar que não tá fluindo... Tolkien não quer que você apenas saiba, mas que mergulhe, seja completamente imerso no que ele vislumbrou. 

Creio que já devam ter ouvido falar de ao menos uma personagem que teve alguma importância na jornada, por ter ajudado Frodo e seus amigos na Floresta Velha, e que não apareceu nos filmes: Tom Bombadil. Ele mora e cuida da floresta e é casado com a elfa Goldberry.

Existem outros elfos no percurso, que não apenas o Legolas, o Elrond, a Galadriel... Há os que encontraram com os pequenos no caminho para o local combinado com o Gandalf (o Ponei Saltitante, na vila de Bri), e outros na floresta quando eles conhecem a Senhora Galadriel. Os elfos daquela Floresta em particular não falam as línguas do mundo da Terra Média, apenas alguns. Tinha pensado primeiramente em somente tecer algumas considerações sobre essas personagens que talvez vocês não conheçam, não saibam, admitindo que conheceriam os demais. Mas sei que nem todos devem ter assistido os filmes, ou lido livros, então...  

"Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para os Homens Mortais fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, 
Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor, onde as Sombras se deitam.”

Aneis foram feitos e entregues e Sauron fez o Um Anel que dominaria os demais. Este foi usado para o mal... Até ser tirado do dedo do seu mestre por um rei dos homens, que definhou e o perdeu... Foi encontrado pelo Smeagol, que se tornou Golum... Em uma vida absurdamente longa e anormal, sozinho, enlouquecendo pelo "precioussss". Passou, então às mãos de um hobbit, Bilbo Bolseiro. Este parece não ser corrompido, vive uma vida longa também e, colocando o Anel no dedo raras vezes, desaparecia.

Uma loooonga jornada é empreendida. A Sociedade do Anel é formada (com o intuito de destruir o artigo de poder em Mordor), em Valfenda, morada do elfo Elrond e os seus. Um "conselho" é formado lá para decidir o que fazer com o Um Anel. Elfos, homens, anãos, hobbits, o mago Istari da raça dos Maiar, Gandalf, o cinzento... Nove saem de Valfenda. Gandalf se separa em imprevisto, seguem oito. Em dado momento o Frodo e o Sam se separam dos demais também. Seguem jornada para sobrepujar o mal em caminhos diferentes - afinal, ele se alastra...


Não terá graça contar todos os percalços mas todos são submetidos a provas, precisam encarar medos, armar-se de coragem em prol da sobrevivência da Terra Média, pelo bem, pelos seus, amizades, amores, vidas. Não apenas uma jornada do guerreiro, mas vidas que se transformam, traços escondidos que afloram... Um mergulhar de cabeça, provando o fôlego! 

Creio ser desnecessário dizer que indico!
Indico tudo: filmes, livros, audio e e-books... 
Em 2024 partirei para As duas Torres, com toda a certeza! 😉


Um abraço, 
Carolina.


Nenhum comentário