Sob águas escuras

Autor: Robert Bryndza 
Detetive Erika Foster, 3
Editora: Gutenberg 
Publicado em 2018 
N° de páginas: 320 


Uau!
Como sempre, é uma delícia a leitura! Parar é difícil! Rs. Por que trabalhar?... Poderíamos nos dedicar como a Erika, mas à leitura! Rsrs.

Desta vez eu iniciei pelo primeiro! 😉 (A garota no gelo, Uma sombra na escuridão.) Mas pode-se ler este sem ter lido os anteriores. Os casos iniciam e terminam. Já para quem quer acompanhar a vida pessoal da Erika... Mas se iniciar por este, é comentado: viúva, perdeu o marido em serviço - ele também era policial. Neste ela sucumbe a solidão em uma noite, mas não é o foco: mostra-nos que ela é humana, apesar de alguns a acharem fria - é dedicada ao trabalho.

Aqui temos um caso retomado vinte e seis anos após ocorrido quando o esqueleto da Jessica Marie Collins é encontrado na pedreira desativada no centro do Parque Hayes, nos arredores de South London, onde mergulhadores procuravam mala com heroína deixada pelo traficante que a Detetive Inspetora Chefe Erika Foster precisa manter detido. Correm contra o relógio para conseguir a prova necessária ou terão que o deixar ir...

Obviamente, após se dar conta que se trata dos restos mortais da menininha sequestrada quando tinha sete anos de idade há tanto tempo atrás... Erika quer esse caso! Ela não está mais na área de homicídio, mas na de combate às drogas. Contudo, esse caso precisa de solução e ela nunca tinha deixado de elucidar seus casos antes! 

A leitura nos traz, como anteriormente, pessoas reais como personagens: ex-policial corrompida que nunca esqueceu... policial que não se esforça além do necessário, pessoas que chantageiam e que se deixam chantagear. Família que não é como sua imagem dita, mentiras, enganos, sequelas...

Tecemos considerações como se detetive fôssemos. Algumas pessoas colocadas no caminho para distrair, claro, e quase conseguem - mas... Por mais que saiba o certo e o errado, por vivenciar através da leitura, pude pensar e torcer por detalhes que na realidade não poderia. Como a Erika sabe: leis devem ser cumpridas ou caos - por mais que ela também saiba que a lei pode falhar - tem lugar.

Provas irrefutáveis são necessárias ou...

Provações. Novamente ser mulher em ambiente dominado hierarquicamente por homens é citado. Seja há vinte e seis anos atrás quando usaram a Amanda para desviar olhares, seja hoje com pressões outras. O ex-chefe aparece neste como mediador após interceder para que ela esteja à frente das investigações. Ela solicita a Moss e o Peterson no seu time...

Infância perdida. Aproveitadores. Suspeitos. Disfunções... traumas. Poder e busca por ele. Ah, visita inesperada atrapalha e proporciona válvula. Exato, "calei"! Kkkk. Estava com saudades! Bom, há outros (O último suspiro, Sangue frio, Segredos mortais) mas pularei para Testemunha fatal devido ao clube do livro neste domingo. Depois retorno! Sim, retornarei, como a Erika o fez! 

Vamos, embarque com a Foster!
Re/Veja o colega/amigo Isaac! 
Cuidado com escutas e trojans.
Beba uma dose com a Moss e o Petterson...


Um abraço, 
Carolina.

Nenhum comentário