Ordem de extermínio

Autor: James Dashner 
Maze Runner, 4 
Editora: V&R  
Publicado em 2013 
N° de páginas: 384
 

Já tinha lido anos atrás mas não tomei notas ou... Lembrava do principal, de que a "ordem" tinha vindo de cima, como sempre, quem está no poder toma a decisão, escreve um memorando, uma ata, circular... e a ordem tomada é distribuída para ser executada pelo escalão de menor poder, os "descartáveis" que "estão ali justamente para executar as ordens dadas". Triste, mas é como quem detém algum poder pensa. Ah, e há aquela frase: "É para um bem maior"!

Aqui as coisas se dão antes dos labirintos, de o cérebro humano ser nomeado como "Zona de Conflito Letal" e necessitar de estudos... Treze anos. Mark, Trina, Alec e Lana passam a maior parde do tempo, mas outros três ou quatro companheiros de sobrevivência estiveram grande parte do tempo com eles Sombria, Sapo e Darnell. Teve outro no início quando fugiam das explosões solares que foi morto...

Ataques, fugas, loucura com radiação, queimadas, degelo, intimidações, lutas, refúgios, descobertas...

Vírus VC 321xb47
Altamente Contagioso
24 Dardos; Manusear com Extremo Cuidado

E um vírus pode tomar logo o organismo ou ficar escondido, "aguardando" o enfraquecimento do sistema imunológico...
"Se os vírus pudessem ser definidos por uma única característica, a objetividade seria uma boa opção. Afinal, sua meta é bem simples: invadir as células de um ser vivo e usá-las para criar novas cópias de si mesmo..." André Biernath, BBC News .
Jornada após jornada... Partidas, buscas, resgates. Eles formam uma família. Alec e Lana são ex-militares e ditam ritmo ao grupo que logo perde os três últimos citados para o dardo do vírus e contágio por mutação. Na peregrinação em busca de compreensão quanto ao ocorrido, berg, ataque - respostas! - encontram Didi, acertada há dois meses mas não infectada: uma imune de cinco anos de idade que foi largada pela sua ex-comunidade doente. 

Culpas... Culpar uma criança por se mostrar imune. A loucura evoluindo em tempo diverso, forma... apatia X agressividade. Governos restantes unidos decidindo quem deveria deixar de viver pela falta de recursos naturais após explosões solares, sem pensar em algo básico: vírus sofre mutação ao se replicar consoante ambiente... Nossos protagonistas passam por muito antes de sucumbir à doença - creio que o senso de propósito deles deu força para lutar até não ser mais possível. 

Como se passa em momento anterior à história conhecida nos livros e/ou filmes com o Thomas e seu grupo de amigos, acabamos sabendo mais do início, e muito vem dos flashbacks do Mark em forma de pesadelos. Não sei se eu conseguiria passar por tudo aquilo, mas há coisas que só descobrimos quando chega a hora, não é mesmo?  

Nossos dois "heróis" conseguem perceber quando estão começando a perder o controle e se forçam para conseguir atingir objetivo. É o tipo de amizade que gostaríamos de ter conosco - eu gostaria. A medida que a leitura avança, mais e mais questionamentos surgem.
"Ordem Executiva n.13 da Coalizão Pós-Chamas, por recomendação do Comitê de Controle de População..."
Pode parecer spoiler mas não é, afinal, sabemos como tudo está treze anos depois. Presenciar o dia-a-dia, memórias e lutas... Como se chegou ao que nos foi contado nos livros (e filmes). Instintos básicos estimulados. E uma imune, com cinco anos! Dois anos depois, Thomas... 

Agora é seguir para O código da febre, publicado pela Plataforma 21 já na 1a. edição. Realmente gosto da história apresentada pelo autor James Dashner. Recentemente descobri que escreveu sobre o Newt, o tempo que passou no "Palácio dos Cranks". Será publicado aqui? Espero que sim! Rs.


Um abraço, 
Carolina.

Nenhum comentário