Carmilla: a vampira de Karnstein

Autoria: Joseph Sheridan Le Fanu
Editora: Principis 
Publicado em 2021 
N° de páginas: 128 


Olha só, vampira na área! Rs. E, se derrubar... Que ocorrerá? - Nada! Talvez umas "alfinetadas na base do pescoço"?!?

Para quem está chegando agora, sempre gostei de livros, filmes... com vampiros e quem discordar que o Gary Oldman com aquela lupa azul redonda no filme Drácula de Bram Stocker é um charme... Ok, discorde! Tô nem aí! Rs. Desde que soube que esta estória foi anterior, talvez tenha inspirado... a quis ler! E, cá pra nós, amei a capa desta edição! Rs.

Em um schloss (castelo) na Estíria... Pai, filha, governanta e preceptora. 

"Senhor, ouçais todas as preces que pedem por nosso bem, em nome de Jesus", foi a oração que lhe foi ensinada quando criança por um homem de semblante sereno e amigável quando ela teve um... "episódio" que assustou a babá e a governanta. Sim, foi algum tipo de aparição ou visita?!?... Decerto não fora um sonho!

Mortes. Muitas crianças/adolescentes tem morrido. Uma doença repentina, estranha, letal. Amigo do pai perde a filha de consideração e adia visita ao castelo, enquanto uma hóspede não prevista adentra suas vidas e se torna amiga da agora adolescente anfitriã Laura.

Foi uma leitura fácil, e a Carmilla parece envolver a todos plenamente. Parece ter desenvolvido algum tipo de fascinação pela jovem com parentesco distante por parte da família da sua mãe, falecida quando ainda criança, com a antiga e extinta família Karnstein. 

Se foi esse o motivo da delonga para o "desenvolver da doença nesta", não está registrado. Mas quando a pessoa não interessa à condessa tem uma morte bem mais rápida! 

Culturas, crenças... A ligação entre a garota Carmilla e a filha do dono do castelo, os demais nomes sucitados, todos anagramas do nome da condessa... Sabemos os métodos necessários! Decaptação. Provável fogo. Necessário encontrar túmulo... 

Publicado pela primeira vez em 1872, já confere a tais criaturas charme, ludibriamento, encantamento perante aos demais mortais, exercendo fascinação, em quase todos, devoção de diversos, roubando força vital e sangue!

Conheça, mas não apenas tranque a porta! Ah, amuleto? Hmmm... não, parece ajudar mas é apenas a crença na possibilidade. 

Cuidado!

Um abraço, 
Carolina.

Nenhum comentário