Caim

Autor: José Saramago 
Editora: Companhia das Letras 
(Desta edição) Publicado em 2017 
N° de páginas: 174 
 

Apesar de ter ouvido falar da escrita, do estilo, do autor, confesso que não estava preparada, relendo algumas vezes os mesmos trechos para compreender onde começava/terminava/começava... rs.

Gostei da experiência (afinal, tenho outros dele a ler! Hah!) e da leitura. Conhecer o ponto de vista apontado como sendo da personagem bíblica caim, questionamentos, argumentos junto ao senhor quanto a ocorridos retratados no velho testamento, com atitudes tão diversas do novo e dos ensinamentos do seu filho que veio habitar a terra depois... 

E, sim, minúsculas de propósito! 😀

caim "se atreve" a argumentar, questionar as atitudes do criador para consigo, bem como para com os anjos, mensageiros, filhos e fieis. A história não se passa de forma linear, com caim indo e vindo, presenciando diversos acontecimentos bíblicos registrados, imortal tornado por deus, desagradado de atitudinais e, apesar do primeiro assassino, por vezes argumentando indignado contra outros "assassinatos", cometidos em larga escala. 

Pode ser chocante para os leitores que necessitem, ainda, ampliar visões, interpretações, etc. Pessoas mais apegadas aos escritos de escrituras bíblicas aceitas pela/s igreja/s... Por vezes um tanto sarcástico.

Que leitura! Imagino seguir para as demais.

Para aqueles que desconhecem, caim foi irmão do abel, filhos de adão e eva, e matou o irmão. (Set é apenas mencionado como irmão mais novo, e deixado de lado.) Inicia-se com a expulsão do paraíso, informação do anjo azazel, partida do casal... caravana e dubiedade do caráter de abel quanto a atitudinal frente a não/aceitação de sacrifícios. Hmmm...

Conhece Saramago?
Dê uma chance e se experimente!


Um abraço, 
Carolina.

Nenhum comentário