O algodão da tua pele

Autora: Lygia Camelo Santiago 
Editora: Independente
Publicado em 2022
N° de páginas: 629 

Que livro lindo! 

Personagens cativantes (tirando o Manoel Sousa, pai da Maria!! Até o John Smith a gente dá uma relevada parcial - não tem como ser total! - mas o comerciante português... no way!) que te fazem ter vontade de sentar para o café! Maria é mestiça do português com a Isabel, índia; ela é forte, inteligente, esconde sua sensibilidade ao máximo, evita sentimentos... e como ser diferente com o pai que tem?!

O William Gordon? Já tinha me conquistado com a sua aparição em Sob o signo do café! E com a Maria, como não se apaixonar? Esse escocês ruivo e expansivo que foi totalmente laçado pelas madeixas negras e olhar da mulher que lida com o povo daquelas terras, plantio e colheira do algodão. O nome à frente é o do Manoel, mas a lida é dela! O marquês se enamora desde a primeira vez que a vê "descabelada, entrando em casa como uma rainha" - pensamentos dele! E rapidamente passa de rainha à deusa. Rs.

Se a Louisa (amiga que ele conheceu na viagem para o Brasil) queria conhecer quem "o domaria", até o final deste ela conhecerá! 😉E nós leitores conhecemos também! Por mais que tente ocultar e se afastar... O jeito dele cativa! Ele tem palavra, é honrado, é gentil, lida bem com todos, dos mais simples aos mais refinados..!

Dois teimosos que se encontram e criam um laço maior que desejos físicos. O tipo de sentimento que nos faz sentir confortável com a presença do outro até mesmo no silêncio. Mas empecilhos são apresentados, por mais que mãe Nadi diga, veja, queira o melhor para a sua menina. Uma deusa aos olhos do "leão" (ela o apelida assim devido aos cabelos ruivos, a barba...), tratada como mera escrava servente pelo pai.

Além dos vizinhos, "cumpadres e cumadres", há a bela construção da paisagem! As matas, secas, cheias, rio turvo e cajueiro, caminhos dificultosos e guardados em segredo. Exigências. Preconceitos apresentados e vencidos, alegrias, dores, choros e risos! Mesas fartas, celebrações movidas a cachaça e a whisky! Famílias de sangue e de afinidade!

Sente-se! Sirva-se! Tapioca, caju, doces, carnes, frutas... fique a vontade! Acorde cedo para a lida e visitas! Conheça o Siará, pegue, depois, um navio... Conheça as verdes terras da Escócia pelas palavras do William, a irmã dele Fionnula Quincey, acompanhe, mesmo que brevemente, visita e as brincadeiras do Daniel, Alexander, Eilidh, Moira... e o pulmão da Màiri. Rs. 

Chore pela Jane, 
despeça-se do Trovão, e da Nadi, 
comemore com o Ubiratã e a Madalena... 
Viva pelo tempo que as páginas lhe derem! Adentre o clã! 


Um abraço, 
Carolina.

Nenhum comentário