Estilhaça-me

Autora: Tahereh Mafi
Editora: hoje, Universo dos Livros; publicado em 2018, 290 pgs.
Antes, Novo Conceito, 2012, 302 pgs.


Solidão.
Tristeza.
Beirando a...

"Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca..."

(Uma página assim! Daí ter comprado quando vi em livraria anos atrás! Rsrsrs.)

Juliette Ferrars não sabe o que é o acalentar de um abraço ou um simples toque de outro ser. Seus pais não a tocavam desde... bem, criança. E cá se encontra, presa em um manicômio, sem falar com viv'alma já a 264 dias. Um caderninho e uma caneta quebrada escondidos são as suas únicas companhias. Fora largada lá.

No início da leitura pensei na possibilidade de certo transtorno pela repetição, muitas vezes em número de três, do que pensava... as frases e palavras não ditas não ditas não ditas.

Repentinamente a surpresa: término do isolamento. Ainda, a pessoa com quem dividiria a cela seria um garoto! Ele a provoca, rouba sua cama, seu lençol, travesseiro... Adam Kent. Deslumbrante. Perigoso.
"Ele me faz lembrar de alguém que eu conhecia."
"Ele me parece tão familiar tão familiar tão familiar."
Duas semanas de convívio. Ela lembra dele e pensa que ele não lembra dela. Para sua surpresa, ele se mostra um soldado. Outros a machucaram... Adam e Weston a levam até o Warner, que lhe faz uma proposta: quer usar seu dom - e ela fica enojada. Seu toque... Não deve tocar as pessoas

Água quente. Sabonete de lavanda. Toalha felpuda. Roupas. Quarto. Luxo... O Warner quer, realmente, comprá-la! Foi privada de tanto tanto tanto... Tentador. Contudo, não é o que Juliette almeja. Sempre tão maltratada maltratada maltratada. Ela sonha tocar e ser tocada sem inflingir dor ou morte ao outro. Sedenta, recusa água. Esfomeada, não come.

"Realmente preferia morrer a comer sua comida e escutá-lo me chamando de 'amor'." - p.69

Como não obedece Warner, Adam é punido em seu lugar. Ainda: ele a pode tocar sem ter sua energia vital sugada! Imagine o conforto que deve ser sentir o toque de outra pessoa ser temer a matar! O psicológico...! Como ela viu os hematomas no Adam, veste a roupa mandada pelo Warner, come da sua comida, mas não quer ser uma arma dele.

Conhecemos o Kenji. Não há a menor possibilidade de desgostar deste soldado que logo fica amigo de tod@s nós! Rs. Um teste horrendo é dado e Juliette fica tão... que, no chuveiro, vomita. Em fuga, ela descobre que não é apenas o Adam que é imune ao seu toque. 🤐

Conhecemos o James, irmão do Adam, de dez anos de idade. Aos poucos conhecemos outras pessoas... com habilidades também - em um lugar chamado Ponto Ômega, para onde o Kenji os levou. A roupa que lhe dão para vestir logo me faz pensar: lembra a da Vampira dos X-men! Rs.

Eu sei eu sei eu sei, lembrei dos famosos mutantes da Marvel por terem pessoas com habilidades também! Rs. Há locais com alto nível de radiação aos quais nem todos conseguem sobreviver. Provavelmente após algum incidente que começaram a ser desenvolvidas tais "anomalias genéticas". Provavelmente. Ou não? Rs. 

"Há caroço neste angu"! Warner odeia o pai. E percebeu o mesmo que a Juliette na fuga dela e do Adam. Calo para não atrapalhar a leitura. Algum spoiler é bom, falar tudo ou quase, não não não. Rsrsrs.


Um abraço 
(de longe, caso seja como a Juliette),
Carolina.


Nenhum comentário