Thanos: titã consumido

Autor: Barry Lyga 
(Os vingadores: Guerra Infinita) 
Editora: Excelsior 
Publicado em 2019 
N° de páginas: 416 

(Preciso comentar que amei a edição?... Deixe-me pensar... Ok, há quem desconheça este trabalho que a editora tem feito com os livros da Marvel, então: capa dura com belas ilustrações e... jacket cover! Com ilustração diferente! Aqui, Thanos passa pelos destroços de um mundo... Penso logo em Titã mas o ar não é respirável lá após... Mas há liberdade poética, então... Titã! Rs. Na jacket, a manopla e a sinopse. E o tamanho da fonte? Conforto.)

Para quem possa pensar que, apesar de ter amado e já conhecesse o capricho quando li Loki, talvez eu esteja pensando em como abordar... Saliento: gosto de pessoas inteligentes! ;*  E fico feliz que não habitem Fenilop XI, Denegar, Vishalaya ou Zehoberei, assim podem estar aqui comigo! - Não, não @s xingava, apenas enumerei planetas que foram varridos pelo titã. Há uma zehoberei sobrevivente nesta história, poupada: Gamora; e uma do último: Nebulosa.

Mas adiantei-me. Na verdade, inicialmente eu me compadeci. Lembrei do Loki, julgado por uma possibilidade em visão, lembra? Aqui Thanos foi "julgado" ao ter nascido. Deixe-me explicar: para o povo de Titã o roxo simboliza a morte, o mau-presságio. E, além de ter nascido dessa cor, há os sulcos no maxilar... A mãe, Sui-San, enlouqueceu quando o viu nascer: ela deu vida a algo que traria apenas morte. 

Sem a convivência com a mãe e tendo A'Lars, o Alto Mentor de Titã, arquiteto da Cidade Eterna, como pai, o extremamente inteligente Thanos andou com seis meses, já com passos confiantes e coordenação motora. Dois dias antes de completar um ano falou frases completas para o pai. Se algo fosse... "questionado" A'Lars respondia: Vou providenciar. Cresceu sem atenção ou sentimentos, apenas razão. Carinho? Nenhum. Um único amigo, Sintaa.
"Mas ele era realmente tão monstruoso?, ele se perguntava. Ele era mesmo uma criatura tão vil? Ou era apenas uma percepção dos outros?" - p.43
Odiado e temido desde que nasceu por toda a população... Foi apenas um dia para a escola, o que não funcionou bem. O pai foi buscá-lo e ele voltou a estudar em casa. Primeiros com quem conviveu foram feitos pelo pai; único amigo, pais comprados pelo pai. Não saía... Após certo tempo sem contato com Sintaa, após ter dito ao pai que sabia que ele "providenciara seu único amigo", quando o pai viaja, Sintaa bate a sua porta: era amigo do Thanos, o pai que o impedia de vê-lo; o acordo fora com seus pais, não com ele. E o faz sair! 

Agonia, muita gente. Sintaa fala da verticalidade sendo providenciada pelos prédios projetados por A'Lars, local diferente, silêncio... E o primeiro beijo "estoura algo" no Thanos: ele é merecedor! Pode amar e ser amado! Uma visita arrasante, casa e cálculos... projeções... Titã está morrendo. Os recursos são finitos, a geologia do planeta, os gases... Thanos vê apenas uma solução. O pai não o ouve e ele projeta um holograma com a explicação do problema e a solução a qual ele chegou. Saldo: expulsão de Titã.

Anos depois, ao saber notícias do seu planeta e visitá-lo, a ideia solidifica. Metade. Para que muitos planetas nos sistemas vivam precisam "respirar", "livrar-se" da metade da sua população... 

Não cabe a mim citar todo o trajeto percorrido, quero que vivencie lendo o livro. Mas ressalto que as intensões iniciais extrapolaram, a loucura domina ao ponto de querer pensar em milhões de anos a frente e inevitabilidades e... Por mais que tenha sido privado de tanto, quando adulto descartar tão facilmente as pessoas - até mesmo as próximas, dizendo ser privações necessárias..! Cha... Depois, sabemos, Gamora...

A sede de poder sobe a cabeça. A ideia do Jardim veio do seu amigo Cha! O siriano que salvou sua vida, seguiu ele, acreditando nas suas palavras de salvação, aceitando a destruição promovida mesmo que a contragosto... "O titã louco", "Senhor da Guerra Thanos", vê que ir de planeta em planeta é vagaroso e lembra... Joia? Eter?

Contador de histórias. Histórias... Celestiais e joias. Tempo, Espaço, Realidade, Mente, Alma, Poder. Uma não seria suficiente. Se iniciei pensando que ele precisava de um abraço, terminei me questionando: "Como"?!? O que era lógica tornou-se... o quê? Ele quer ser maior que os "deuses" asgardianos. Em alguns trechos, quando se falava de recursos naturais lembrei do livro Nossa casa está em chamas, onde diz que precisamos mudar para ontem e preservar ou não teremos planeta - concordo. Mas el@s conversam, apresentam dados, protestam... Não falam em matança desenfreada. 

Estou com Thanos: sentença de morte a ler mas creio que lerei outro e retornarei depois. Preciso respirar enquanto há ar e não atmosfera laranja cancerígena como em Titã. Destaquei trechos, usei os marcadores mas... A personagem "Morte", por quem é apaixonado nas hqs não se apresentou, embora a aniquilação de toda a população dos quatro planetas que dizimou tenha sido uma "ode à ela", se me permito dizer.

#luto pelos laços descartados


Um abraço,
Carolina.






Nenhum comentário