A lenda do cavaleiro sem cabeça

Autor: Washington Irving 
Editora: Leya: Barba Negra 
Publicado em 2011 
N° de páginas: 72 


Amo o filme! E ler me deixou... frustrada... anos atrás. Rs. Exato, li antes de ter o blog e tomei notas. Relendo, veio tudo e... Bom, prefiro o Ichabod do filme. Certo, livro. 

[Esta é uma das primeiras obras da literatura dos Estados Unidos do período que se seguiu à Independência, tornando-se um autêntico documento literário da época.]

Ichabod Crane é professor. Ganha pouco e vive se hospedando nas casas dos "pupilos", obtendo hospedagem e comida de graça. Ele crê em lendas, como muitos outros moradores da cidade de Sleep Hollow, conta estórias de fantasmas e monstros... Particularmente a do Cavaleiro sem Cabeça, ou Hessiano Galopante do Vale.

Dentre alun@s das aulas "musicais" está a Katrina Van Tassel, filha única do próspero fazendeiro holandês Baltus Van Tassel. Ela chama atenção do Crane não apenas pela beleza, mas pela fortuna. Há, claro, concorrência: o corajoso Brom Van Brunt. Ele chega a se afastar... Ichabod tenta cortejar a Katrina nas aulas e visitas constantes mas ela o declina em uma festa da qual ele volta a pé... 

O cavaleiro sem cabeça surge, segue o professor...

E, obviamente, não contarei além. Rs. 

Lembro do início do filme, as parafernalhas inventadas pelo sr. Crane para investigar, observar mais de perto... Nada disso. Ele se aproveita da boa vontade dos moradores, de casa em casa, convite em convite... Foi um balde de água fria. Mas é uma leitura interessante do ponto de vista histórico e, claro, se não for tão fã do filme. Rsrs.


Um abraço
(virtual),
Carolina.

Nenhum comentário