Anne de cabelos ruivos


Autora: Lucy Maud Montgomery
Editora: Ciranda Cultural
Publicado em: 2019
N° de páginas: 320


Sim, terminei agorinha e umas poucas lágrimas ainda secam na bochecha. Rs. A Anne é tão intensa com seus sentimentos que nos emocionamos junto com ela. Por vezes fiquei tonta com o falatório sem pausa, trocando de assunto como por vezes vem trechos de músicas ou cenas na minha cabeça! Kkk! Ela é especial, vê as coisas de forma única e bela..!

Sei, todos já comentaram! Tem o seriado (que foi cancelado apesar dos protestos) o qual admito ter assistido apenas dois ou três episódios quando estava na casa de amiga do início da adolescência, como Diana da Anne, embora não fantasiássemos ou morássemos em Avontea! Rs. Mas assisti as minisséries de 1985, 1987, 2000... E não há como deixar de se apaixonar! 

Agora, o livro! Rs. Estavam destinados! Mathew, Marilla, Anne. O amor e a admiração entre eles é providencial. A Anne traz vida, luminosidade... com o jeito peculiar, palavras difíceis, gestos impulsivos. Além dessa família maravilhosa, a órfã que fora rejeitada por famílias anteriormente - famílias que queriam babás e empregadas, não laços de afeto - de cabelos ruivos, sardas e um coração sonhador do tamanho da Floresta Encantada (rs) ganha uma amiga-irmã na Diana e um "querido inimigo": Gilbert Blythe.

Oh, Gilbert! Rs. O garoto que arrancava suspiros das meninas, implicava com todas elas!... Mas foi mexer com uma Anne distraida e sonhadora observando o Lago das Águas Cintilantes... Pior, pisando no calcanhar de aquiles dela: a cor dos seus cabelos! Cenouras!... A reação, a reprimenda, a promessa de ignorar a existência dele... Ela sabe ser dramática! Mas não é fingimento, é realmente sentido - atormenta-a.

Fagulha... Rs. Após um ano ele pede que sejam amigos e deixem o passado no passado após resgatar ela de barco. E ela declina, lembrando o episódio. Recital? Ele a admira, mas não volta a tentar falar com ela. A rivalidade na escola os impulsiona a estudar. Rs. Anos depois ele desiste da vaga na escola para que ela possa pegar. Uma morte, muita tristeza, e a impossibilidade dela desfrutar de um prêmio que ganhou e ir para a faculdade... E ela confessa ter perdoado ele há tempos. Rs. Orgulho..!

Nem dá para perceber o quanto se shippa o casal por aqui, não é mesmo?!?.. Kkk! (Shippar = torcer pelo casal!)

[Ah, teve aqui a novidade da edição! Rs. Atualizando... Fiquei sabendo de edição nova e... Calei! Rs. Foi uma grata surpresa saber que a Ciranda Cultural está ampliando o seu catálogo, anos atrás apenas infantil. ;) Simples, mas com o texto integral!]

Sim, Anne é amor, beleza, família, amizade, sonho... Ela batiza os lugares, as flores... Ela transforma tudo ao seu redor! Faz velhas ranzizas ansiarem por companhia e visitas! Encanta a todos! Conheça-a! Apaixone-se como amig@, porque o coração dela, embora não explícito, digo logo que tem dono! ;)


Um abraço, 
(cheio de encantos)
Carolina.

Nenhum comentário