Prova de fogo

Autor: James Dashner
(Maze Runner, 2)
Editora: V&R
(hoje, Plataforma 21)
Publicado em: 2011
No. de páginas: 400

(Anotações de 2015.)
"(...) Thomas estava vivendo entre o medo e o horror nas últimas semanas, mas aquilo era demais: obter segurança só para perdê-la depois." - p.13
Outra "etapa do experimento"... Procura de "padrões"... Teresa vai embora, um garoto do "grupo B", Aris, vai para o quarto que foi dela. Grupo B, você pergunta?... Pois, o grupo do Thomas não foi o único em um labirinto, em uma clareira... A diferença é que o "B" era formado por garotas e o Aris foi o único garoto. Foi o último inserido no grupo dele, ficou em coma... telepatia com a pessoa que foi enviada antes dele para o seu grupo. 
"Os clareanos seriam assombrados pelo resto da vida pelas coisas horríveis que haviam acontecido no labirinto. Ficou imaginando que a maioria, senão todos eles, teria sérios problemas psicológicos."
Thomas, Minho, Newt, 'Cassarola', Winston, dentre outros clareanos estão em um grupo com o Aris, que era do grupo B. O único momento em que Thomas consegue alcançar Teresa em pensamento é "posto para fora", agredido. (Ela não lembra?) Variáveis... Experimentos para salvar a vida humana (?). Não devem confiar no que pensam estar vendo, o Homem-Rato (apareceu e sumiu repentinamente) afirma para o grupo após uma-talvez-alucinação-coletiva de corpos presos ao teto e janelas/paredes. Este mesmo homem fala dos clarões solares e da doença.

Transportal, deserto - fase 2. Terão duas semanas para passarem por esta fase, para chegarem ao "Refúgio Seguro". Atravessar 160 km com uma mentira passada como verdade. Como saber o que é verdade ou mentira? 

Cidade de "cranks" (acometidos pelo FULGOR, que deteriora o cérebro paulatinamente até...), novos "aliados" aparecem, mortes e dor... Busca. Uma "traição" e a Brenda...

Apesar dos lampejos através dos sonhos, Thomas ainda não entende. Algumas memórias?... Uma mãe se despede de um garotinho de quatro anos de idade, sua mamãe e ele. Sabe que, de alguma forma, ele e a Teresa participaram do CRUEL. Ela aceita o programa como sendo bom - ele não. 

Oscilações climáticas, temporais estranhos, raios... Novas aberrações quando vislumbram/almejam um pouco de paz, descanso e, principalmente, segurança.
    
 
"Experimentos no deserto, grupos A e B."
Um homem assegura a Thomas que os experimentos acabaram, que estão a salvo... Contudo, isso já lhes foi dito antes! No que acreditar? Em quem acreditar? Qual a verdade, o significado de tudo?!...

Consegue imaginar como se sentiria? 
Estamos nós em um labirinto, sendo perseguidos por Verdugos ou perseguidos por Cranks? 
Estamos todos nós infectados?... Assintomáticos? Desenvolveremos o Fulgor?...


Um abraço, 
Carolina.

2 comentários