A dama das Camélias - em cordel

Autor: Alexandre Dumas Filho
Adaptação: Evaristo Geraldo
Editora: Nova Alexandria
Ano de publicação: 2010
Número de páginas: 48


Esta é uma das obras mais famosas do Alexandre Dumas Filho, filho do autor de O conde de Monte Cristo, Os três mosqueteiros, dentre outros, Alexandre Dumas.

“Na Paris de meados do século XIX, o jovem estudante de direito Armando Durval se apaixona pela cortesã mais cobiçada da cidade, a bela Margarida Gautier. Os dois enfrentarão o forte preconceito da sociedade francesa da época.”

Sim, Carolina, mas se o nome da protagonista é Margarida, por que dama das “camélias”?.. É a única flor que a srta. Gautier gosta, o aroma das outras não é suportado por ela.

O MEC enviou há alguns anos três clássicos da literatura mundial adaptados para cordel (em versos) desta série, publicada pela Editora Nova Alexandria: A dama das camélias, O corcunda de Notre-Dame e O conde de Monte Cristo. Confesso que, após ler estes três, comprei outros não enviados pelo MEC na Feira da Primavera  que ocorreu aqui em Salvador-Ba no ano passado (2016). É uma bela coleção, os escritores que adaptam os clássicos para cordel são talentosos.

A história emocionou-me, como geralmente ocorre com histórias de amor. O empecilho que é colocado à concretização deste, as belas rimas...


Amor + Renúncia + Sofrimento + Redenção 

Derramei algumas lágrimas..! Tá, sei, ando um tanto sensível... Ou sou... Kkk!

Recomendo.

E lerei o texto integral a posteriori, pois tenho em casa, assim que terminar tantos outros que estou lendo.




Um abraço,
Carolina.


Um comentário